Um passo em frente nas tecnologias de reciclagem de painéis solares

Solução de reciclagem de painéis solares

A StokkermillSolar é a divisão da Stokkermill Recycling Machinery dedicada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas para o tratamento e reciclagem de painéis solares fotovoltaicos em fim de vida. O objetivo é claro: enfrentar de forma concreta e sustentável o desafio ambiental colocado pela eliminação de módulos fotovoltaicos desactivados, assegurando a recuperação eficiente dos componentes mais valiosos, incluindo vidro, silício em pó e metais preciosos. Utilizando uma abordagem de engenharia orientada para a funcionalidade, concebemos e construímos instalações de reciclagem de painéis fotovoltaicos fiáveis, automatizadas e de baixa manutenção que podem funcionar continuamente 24 horas por dia, 7 dias por semana, com poucos recursos operacionais.
continua...

Linha de reciclagem automatizada para painéis solares fotovoltaicos

Recuperação eficiente, impacto mínimo

✓ Mais de 99% das peças são reutilizadas
✓ Processo totalmente automatizado
✓ Baixo consumo de energia
✓ Matérias-primas de alta qualidade.

Laminador XRS

O moinho delaminador Stokkermill XRS permite a separação mecânica de materiais em camadas, libertando a fração de silício/vidro presa na camada de EVA. Através de um processo de trituração controlado, o silício é recuperado em forma fina, juntamente com uma fração fina de vidro e eventuais metais preciosos.
Devido à conceção específica e à utilização de materiais especiais, o desgaste é extremamente reduzido, com um tempo de paragem mínimo e uma elevada continuidade operacional.
LEIA AGORA

alumínio

O sistema de reciclagem Stokkermilll não requer a remoção da estrutura de alumínio, reduzindo drasticamente o tempo de processamento dos painéis. A qualidade dos materiais de saída é excelente: o alumínio, por exemplo, estará pronto para o forno, livre de quaisquer poluentes e com o tamanho correto, adequado para o processamento metalúrgico a jusante. Assim, a valorização máxima do material e o impacto energético mínimo durante o processamento final.

vidro

O vidro resultante das operações de tratamento é de granulometria e qualidade diferentes. O vidro de maior dimensão é limpo, tem um baixo teor de ferro e é reutilizado pela indústria vidreira. Uma fração de menor dimensão continua a ser utilizada na indústria vidreira ou siderúrgica, onde pode ser utilizada para a produção de aços ao silício de alta qualidade.

silício

A fração mais fina do vidro contém silício, vestígios de prata e outros metais. Embora já tenha uma vasta aplicação numa variedade de indústrias, é uma fração ainda por descobrir em termos de valor e de oportunidades de recuperação.

plástico

As fracções poliméricas de back-sheet e EVA (Etileno Vinil Acetato) são recuperadas no final do processo. Trata-se de fracções substancialmente isentas de vidro e de outros poluentes e caracterizadas por um bom poder calorífico, pelo que encontram aplicações como combustíveis alternativos.

cobre

Durante o processo de reciclagem de painéis solares, o cobre representa um dos metais estratégicos recuperáveis, encontrado principalmente nos condutores eléctricos e, em menor escala, nas ligações internas do módulo. Embora constitua apenas cerca de 1,2 por cento do peso total de um painel normal (cerca de 12 kg numa tonelada de painéis tratados), o cobre tem um elevado valor económico e um elevado potencial de reutilização na indústria.

Como é fabricado um painel solar:

Material e peso

Sistema automático de delaminação para tratamento de painéis solares emoldurados

descobrir agora

Focus

Adeus ao enquadramento manual dos módulos solares
Na conferência E-Waste 2025, em Frankfurt, a Stokkermill apresentou uma antevisão das mais recentes inovações na reciclagem de painéis solares, que suscitou grande interesse entre os intervenientes no sector, investidores e conhecedores.

Os nossos blogues

Our Blog


▸ Leia os artigos mais recentes
▸ Descubra dicas práticas
▸ Mantenha se atualizado com as últimas notícias

Ler mais

Nossas plantas

ENTRE EM CONTATO

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.